Emergências urológicas

Emergências urológicas podem surgir a qualquer momento. Para dar o encaminhamento adequado é preciso fazer o diagnóstico rápido evitando complicações mais sérias e, às vezes, até fatais.

Vou descrever aqui algumas das condições que requerem o atendimento de emergência na área da urologia.

 

Parafimose

A Parafimose se caracteriza pela retração do prepúcio atrás da glande, quando o paciente não consegue mais facilmente colocar na posição correta. Apresenta edema no prepúcio retraído e, caso fique dessa forma por período de tempo muito longo, pode acabar evoluindo para uma isquemia e até necrose da área.
O tratamento visa tentar diminuir o edema e, se o paciente tiver muita dor, pode ter a área anestesiada localmente. Em caso de insucesso das ações mais conservadoras, a intervenção cirúrgica deve ser feita.

 

Priapismo

O paciente tem uma ereção do pênis que permanece por muito tempo ou que acontece sem existir algum estímulo sexual. Período com duração de 4 horas já caracteriza a condição. Pode ser desencadeado pelo uso de algumas substâncias (como drogas ilícitas ou medicamentos), em pessoas que tenham anemia falciforme ou neoplasias hematológicas e também pode ocorrer de forma espontânea.

O tratamento pode ser dividido em etapas:

  • Bloqueio do pênis com anestesia;
  • Fazer a aspiração do corpo cavernoso com o uso de agulhas;
  • Tentar diluir o sangue em estase e os coágulos irrigando o corpo cavernoso;
  • Realizar a aplicação intracavernosa de fenilefrina diluída com monitorização
    hemodinâmica.

 

Trauma no pênis

O trauma no pênis pode ocorrer em uma atividade sexual realizada com mais força, com algum impacto contra o períneo ou o osso púbico da parceira. No momento que ocorre o dano, o paciente sente dor e o pênis volta imediatamente ao estado de repouso. É comum os pacientes relatarem escutar um barulho como de um estalo. Logo após a área apresenta a formação de um hematoma e se deforma (em geral o formato se aproxima da imagem de uma berinjela). Pode ocorrer sangramento visível no meato uretral, o que indica lesão uretral.
Para tratar o caso, o médico faz uma intervenção cirúrgica no corpo cavernoso do paciente, reparando os danos.

 

Torção testicular

O problema ocorre quando um testículo torce em volta do cordão espermático, diminuindo a circulação de sangue e podendo provocar lesões no testículo, que normalmente, são graves.
O paciente sente dor testicular aguda, podendo ter náuseas e vômitos. É preciso que o médico faça a intervenção em até 6 horas para que exista a possibilidade da manutenção de saúde testicular. Caso o atendimento ocorra num intervalo maior que 6 horas, o paciente pode ficar infértil.

As emergências urológicas são casos em que o fator tempo é fundamental para o sucesso na recuperação do paciente. Caso tenha alguma situação em que precise desse tipo de atendimento, não hesite em procurar um médico imediatamente.