Cirurgia robótica

A cirurgia robótica é uma forma eficiente e minimamente invasiva de se fazer procedimentos que antes tinham mais riscos para os pacientes.

É com certeza, um dos maiores avanços na área médica, pois une a precisão do robô, efeitos colaterais reduzidos e uma recuperação muito mais acelerada.

Na área da urologia essa modalidade de intervenção cirúrgica é um dos métodos mais inovadores dos últimos tempos. Essa tecnologia chegou ao nosso país em 2008 e seu uso se torna cada vez mais comum por ser uma maneira eficaz, segura e com melhores resultados, se for comparada com os métodos usados habitualmente como de cirurgia aberta e a laparoscópica tradicional.

 

Como a cirurgia robótica é realizada?

Na cirurgia robótica urológica são feitas pequenas incisões na área abdominal do paciente, nas quais são colocados os braços robóticos.

Eles irão realizar, sob controle total do médico, os procedimentos na parte interna. Em um dos braços ficará uma micro câmera para fornecer as imagens dos órgãos internos, enquanto os outros braços vão transportar instrumentos que serão utilizados na operação.

O cirurgião controla a movimentação dos braços robóticos olhando as imagens que são mostradas para ele na tela de um monitor. Dessa maneira, o médico tem o domínio total do robô, que capta os movimentos das mãos dele, assegurando a máxima precisão na execução dos procedimentos.

Fica claro, portanto, que de nenhuma forma, o robô faz alguma coisa sozinho, sua movimentação estará sendo controlada totalmente pelo médico cirurgião.

 

Como é a recuperação no pós-operatório da cirurgia robótica urológica?

Na cirurgia robótica urológica o período do pós-operatório é tranquilo, na maior parte dos casos o paciente já tem alta hospitalar após 1 ou 2 dias depois de ser feita a operação.

A indicação para voltar às suas atividades cotidianas demora em torno de 10 dias após fazer a cirurgia. Já para realizar atividades que requerem algum esforço físico, essa liberação somente acontece aproximadamente, depois de 6 semanas.

A normalização do controle urinário ocorre geralmente depois de 3 a 6 meses. Esse tempo pode variar pois existem diferentes graus de incontinência e isso impacta diretamente na recuperação, podendo, em alguns casos, demorar até 12 meses.

Já para recuperar a capacidade de ereção, o tempo é muito mais variável e o paciente está sujeito à influência de diversos fatores como idade, capacidade sexual antes da cirurgia, entre outros.
Apesar disso, em alguns casos é possível retomar a função normal da ereção já nos primeiros meses após realizar o procedimento. É importante deixar claro que a retomada rápida da função sexual não é a regra, podendo existir situações que demorem até 2 anos para voltar ao nível anterior da cirurgia.

A cirurgia robótica é amplamente utilizada e já é a modalidade mais comum no mundo. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, em torno de 90% das intervenções cirúrgicas para o tratamento do câncer de próstata são feitas utilizando essa técnica.

Converse com seu médico e conheça os benefícios desse procedimento.