Vasectomia

A cirurgia de vasectomia é um procedimento realizado para fazer a esterilização do homem. O paciente deve optar por ela de forma espontânea, contando com a orientação de um médico especialista na área.
Trata-se da cirurgia urológica mais feita em todo o mundo. Em torno de 10% dos casais escolhem esta cirurgia como método contraceptivo.
A vasectomia faz o bloqueio dos ductos deferentes, que são os canais que fazem a ligação dos testículos até o pênis, levando os espermatozoides.
O procedimento é considerado muito simples e a recuperação é bem rápida. Além disso, possui um índice baixo de complicações no pós-operatório, manifestando algum problema em cerca de 1 para cada 600-1000 casos. Essa proporção é considerada excelente.
Em termos de eficiência, podemos comparar a vasectomia com a ligadura das trompas nas mulheres. Contudo, na vasectomia há uma grande vantagem, visto que, se houver arrependimento por parte do homem, há a possibilidade de realizar cirurgia para reversão, com índices de sucesso muito grandes.

 

Vasectomia sem bisturi é possível?

Os procedimentos mais modernos possuem técnicas que precisam apenas de anestesia local e conseguem dispensar a obrigatoriedade de se usar o bisturi para fazer os cortes na pele do paciente. Com o uso de pinças muito delicadas, o cirurgião consegue acessar os ductos deferentes, trazendo-os para a parte externa, na qual pode fazer a interrupção do fluxo dos espermatozoides.

O cirurgião conta com alguns recursos para aumentar os níveis de sucesso do procedimento, evitando que ocorra uma recanalização de forma espontânea.

Existem técnicas que podem ser usadas como por exemplo:

  • Remover em torno de 1 cm do ducto deferente;
  • Realizar a cauterização da saída;
  • Fazer o bloqueio das extremidades com a colocação de fios;
  • Interposição de tecidos de suporte entre os cotos.

 

Após fazer a vasectomia quanto tempo leva para ter certeza de que deu certo?

É preciso que o paciente respeite um período de repouso mínimo (em média, de uma semana) após realizar o procedimento para evitar maiores complicações. Esse tempo pode variar de acordo com o tipo de atividade que o paciente realiza normalmente. Todos os pacientes devem cumprir à risca as orientações médicas, mas aqueles que trabalham com atividades que demandam esforço físico, devem ter cuidado redobrado.
Para que o médico ateste o sucesso da vasectomia, é preciso que o paciente, após 60 dias, tenha tido ao menos 20 ejaculações. Isso garante que não restam espermatozoides nos canais. Então é feito o exame de espermograma de controle para que o médico consiga se certificar de que não há espermatozoides com mobilidade no paciente.
Em caso de qualquer dúvida, sempre consulte um especialista da sua confiança.