O que é a Varicocele?

 

A Varicocele é uma doença que atinge somente os homens, trata-se da dilatação fora do normal das veias que fazem parte do cordão espermático, que são localizadas nos testículos.

É uma enfermidade de certa forma comum, pois em torno de 15% da população geral e 40-50% dos homens com problemas de fertilidade apresentam essa condição.

Existe uma tendência, em razão da anatomia da região, de ocorrer mais no lado esquerdo do que no direito. Essa condição é comum de aparecer após fazer algum tipo de esforço físico.

A dilatação das veias gera um acúmulo de sangue na parte interna, machucando os testículos. Isso faz com que a área testicular acabe aquecendo, o que não é saudável. A temperatura da região escrotal deve ficar em torno de 1-2°C a menos do que a temperatura do restante do corpo.

 

Quais são os sintomas?

Entre os principais sintomas estão:

  • Dor nos testículos, podendo variar entre o desconforto a dor intensa;
  • A dor melhora ao deitar de barriga para cima;
  • Inchaço ou presença de caroço nos testículos;
  • Sensação de peso nos testículos.

 

A varicocele causa infertilidade?

A varicocele é a principal causa de infertilidade masculina na vida adulta, principalmente quando o tratamento é tardio. Isso ocorre porque, alguns casos apresentam problemas como a redução do volume testicular, diminuição da qualidade do sêmen e uma produção menor de testosterona.

 

Quando a cirurgia é recomendada para tratar a varicocele?

O médico fará a indicação da cirurgia para corrigir a varicocele nos casos em que existem algumas características específicas tais como: variações expressivas no espermograma, dor na área, atrofia do testículo ou ainda, mudanças fora do comum nos exames hormonais do paciente.

Estudos demonstram que essa doença causa danos progressivos nos testículos. A cirurgia, além de impedir o desenvolvimento da enfermidade, também pode reverter uma boa parcela do estrago causado.

A maior parte dos homens que fazem a cirurgia (em torno de 70-80%) mostram uma melhora significativa nos indicadores seminais (motilidade, concentração e morfologia). A possibilidade de gravidez (tanto a espontânea quanto a com técnicas de reprodução assistida) também aumenta significativamente.

 

Quando devo procurar um médico ?

O ideal é procurar o médico especialista já quando aparecerem os primeiros sintomas. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, menor será o tempo de exposição aos efeitos danosos da varicocele aos testículos.